Fechamento de caixa: por que sempre dá erro?

Veja os indicadores que sua empresa precisa acompanhar
4 de setembro de 2018
4 motivos para você investir em um software para o seu restaurante e bar hoje
10 de outubro de 2018
Mostrar tudo

Fechamento de caixa: por que sempre dá erro?

Você vive passando por problemas na hora de fechar o caixa?

Esse é um problema que costuma ser recorrente no mundo das empresas. E o pior: pode afetar diretamente os resultados do seu negócio. Quando o saldo de entradas não bate com o saldo de saída, existe algo errado. Então como descobrir o erro?

Existem inúmeras possibilidades do motivo do caixa não estar fechando corretamente. Desde erros operacionais como do próprio serviço de automação. Confira os principais motivos de erro no fechamento de caixa.

  • Esquecer de lançar transferências

Sabe quando o caixa está com muito dinheiro e em determinado momento os responsáveis retiram para guardar o montante? Isso se chama sangria. E como tudo o que acontece com o dinheiro no caixa, deve ser dado baixa.

Muitas pessoas acabam esquecendo de informar o sistema da retirada do dinheiro e no final pode acabar faltando um valor alto. Esse pode ser um dos motivos do caixa não fechar. Por isso sempre fique atento à essas retiradas e deixe seu pessoal bem alinhado com os processos.

  • Lançamento de entradas e saídas

Já pensou que você pode estar quebrando a cabeça para entender o erro do fechamento do caixa sem pensar que pode ser o motivo mais simples? Confira com seus funcionários se os lançamentos de entradas têm sido feitos sempre. Isso vale também na hora de registrar a saída. Preste atenção em tudo: até nos pequenos pagamentos do dia.

As vezes o erro está em como seus funcionários tÊm feito os lançamentos. Por isso talvez seja interessante rever todos os processos com eles.

  • Lançamento errado

Além do esquecimento, tem o fator erro na hora de lançar. Mesmo que ás vezes seja questão de centavos, de moeda em moeda pode influenciar diretamente no erro do fechamento. Também pode acontecer de errar a forma de pagamento, colocar cartão quando é dinheiro (e vice-versa). Por isso é importante sempre estar atento.

  • Sistema defeituoso

Por último, mas não menos importante, temos o problema ligado ao sistema contratado para automação de caixa. Pode ser que o sistema usado não seja realmente efetivo e dê erros na hora do fechamento.

Por isso é importante que você pesquise bem antes de contratar sua automação de PDV, para que ela cumpra o papel certo: facilitar o dia o dia (e não o contrário). Opte por sistemas descomplicados que você entenda de maneira simples.

 

Viu como é essencial treinar bem seus funcionários e acima de tudo contratar um bom sistema de automação? Isso fará toda a diferença no seu lucro, qualidade de trabalho e resultados satisfatórios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *